Complexo massa ovário - quais são suas opções?

Se o seu médico diz que você tem uma massa de ovárica complexa, isto significa que você tem um crescimento em seu ovário que tem cístico (fluido preenchido) e componentes sólidos em ultra-som. Na maioria dos casos, isso é um incômodo, mas inofensiva condição. Raramente, esta massa é cancerosa. Das mulheres que são testadas para câncer de ovário, menos de 1 em 1000 realmente tem câncer.



A única maneira do médico determinar definitivamente que sua massa ovariana complexa é câncer é tomar uma amostra. Isso é feito através de laparascopy. Há um monte de debate no campo médico de se isso vale a pena sofrer, uma vez que muitas mulheres acabam tendo a cirurgia desnecessária. No entanto, aqueles que tinha câncer foram capazes de obter tratamento mais rápido.



Durante um laparascopy, o médico faz uma pequena incisão no seu baixo ventre e insere um tubo iluminado. Ele, em seguida, remove uma amostra da massa. Se a massa dos ovários complexa é pequena (abaixo dos 2 ½ polegadas), ele vai remover a coisa toda. A maioria dos cirurgiões irão remover o ovário neste momento também.



Existem alguns testes adicionais, que você deve perguntar ao seu médico para executar antes de você começa a cirurgia. Estas permitem que você sabe se tem sinais adicionais do cancro do ovário. Em primeiro lugar, pedi um ultra-som que incorpora tecnologia Doppler. Isso pode mostrar mais com precisão se o seu crescimento é representante de um tumor real.



Além disso, pedem uma TOMOGRAFIA computadorizada. Este é um tipo de raio-x 3D que mostra seus órgãos em profundidade. Pode mostrar se o tumor está se espalhando para os órgãos adjacentes.



Você também pode pedir para um teste de sangue CA-125. Níveis elevados deste hormônio aparecem em 80% das mulheres com câncer de ovário avançado e 50% das mulheres com câncer de ovário fase precoce. No entanto, ele pode ser influenciado por fatores não ter nada a ver com câncer de ovário. Se ele estiver presente, você pode querer ir em frente com a cirurgia.



Pode ser difícil fazer uma decisão de ir em frente com cirurgia ou não, especialmente desde que o cancro do ovário tem muito poucos sintomas. O sintoma só precoce é irregularidade menstrual. Outras sintomas como diarréia e dor pélvica ou pressão, desenvolver mais tarde, mas podem ser confundida com outras doenças também. Por causa da falta de sintomas, a maioria dos cancros ovarianos não são detectados até que eles estão mais avançados.



Se você tem uma massa de ovárica complexa, pode ser muito difícil de tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida. Eu aconselharia pedindo seu médico para exames complementares referidos neste artigo. Se eles mostram uma forte possibilidade de câncer, obter a cirurgia.